domingo, 18 de janeiro de 2009

Milagres no YouTube


A cena é bem usual numa igreja pentecostal. Um pastor ora por uma mulher, cercado de pessoas que intercedem por ela e dão glórias a Deus em voz alta. Mas aí começa a parte não usual: a cabeça da senhora parece se abrir e dela aparentemente saem dois pedaços de carne; tumores, segundo o pregador. A congregação fica eufórica. Depois, a ferida na testa da irmã some como por mágica. O episódio, supostamente o registro de um milagre, já causaria polêmica no ambiente evangélico. Só que tudo o que aqui foi descrito está acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar, do Japão à Groenlândia, desde que tenha um computador com acesso à internet e saiba digitar www.youtube.com.

Esse é o endereço do site You Tube, que vem revolucionando a forma de se exibir vídeos na web. Nele, é possível transmitir áudio e vídeo, sejam filmagens caseiras, propagandas, desenhos animados, trailers de filmes ou qualquer outro recurso audiovisual. Foi lá, por exemplo, que cenas tórridas da apresentadora e modelo Daniela Cicarelli, fazendo sexo com o namorado numa praia da Espanha, foram apresentadas para todos os continentes. E, agora, dezenas de vídeos com possíveis milagres também estão sendo exibidos para quem quiser ver.

Para compreender a extensão do fenômeno, nada explica melhor do que os números. Criado em fevereiro de 2005, You Tube é um dos sites que mais cresceram na internet no último ano. Segundo a publicação sobre tecnologia IDG Now, os acessos mensais dispararam de 57 mil para 1,2 milhão num período de cinco meses no Brasil. Nos EUA, o aumento foi de 58 mil para 12,6 milhões em oito meses. Tanto que seus criadores venderam a empresa para o portal Google por 1,65 bilhão de dólares. Repita-se: bilhão. Atualmente, ela tem um acervo de cem milhões de vídeos. A cada 24 horas, são incluídos 65 mil novos arquivos, com duração média de 2 a 5 minutos.

O segredo para fazer acontecer esse fenômeno de popularidade foi permitir que os donos de blogs (diários virtuais na internet) pusessem vídeos do You Tube em seus espaços pessoais. Com isso, o site ganhou distribuição em escala global. Oficialmente, não existe censura no You Tube, mas o usuário recebe um alerta em casos de vídeos com conteúdo violento ou pornográfico.
Se todo o mundo descobriu esse espaço, os evangélicos não ficaram de fora, como aqueles que postaram a cena do suposto milagre, descrita na abertura desta reportagem. Para conferir, basta acessar o link www.youtube.com/watch?v=I2HEFf3ezKs. Mas essa, de longe, não é a única ocorrência.

Absolutamente impressionante é a série de nove clipes chamada ‘’Milagres na Nigéria’’. Num dos vídeos (www.youtube.com/watch?v=m4bTmSpEf1Q), um homem de 27 anos, Folorunsho Ibikunle, é apresentado com um câncer nas nádegas capaz de chocar até os estômagos mais fortes. Deitado num local imundo, com vermes passeando pelo corpo, ele é levado à igreja Church of All Nations [Igreja de Todas as Nações], conhecida como The Synagogue [A Sinagoga], em Lagos, na Nigéria. Depois, é visto numa segunda etapa com a ‘’cratera’’ que havia em seu corpo já cicatrizada. Por fim, aparece dando o testemunho, 100% sarado. Difícil duvidar do milagre, mesmo um não-crente que veja a gravação.

Da mesma série, uma mulher com lepra (ou câncer, não se sabe ao certo) nos lábios aparece antes e depois da cura, junto com o letreiro, em inglês, ‘’a Deus seja a glória, pois por suas feridas somos sarados’’. No mesmo vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=bpx_DUKO1is&mode=related&search=), um homem nu, com o corpo totalmente consumido pela lepra, é mostrado doente e depois sarado. As imagens são tão fortes e as curas tão patentes que é difícil conter as lágrimas. O mesmo clipe ainda mostra mais duas pessoas sendo curadas, uma de mal de Parkinson. Instantaneamente.

Os vídeos foram postados pelo webmaster Junior Reichert, de 39 anos, membro da Assembléia de Deus – Ministério Madureira, com sede em Curitiba (PR). Ele já passou para o You Tube mais de 30 filmagens mostrando possíveis milagres. Para Reichert, o que o levou a tomar essa iniciativa foi ‘’a necessidade de mostrar ao mundo, mas principalmente ao povo que se diz cristão, que o nosso Deus não mudou’’.

E a repercussão tem sido imensa. Reichert assegura que todos os dias recebe e-mails comentando os milagres. ‘’Não só do Brasil, mas de pessoas que estão em outros países, como Alemanha, Argentina, Chile, Japão, Portugal, Suíça, Noruega etc.’’.

O webmaster acredita no poder evangelístico do You Tube. ‘’Sem dúvida é um ponto muito forte para evangelização’’, diz. ‘’Pessoas não-evangélicas estão vendo um pouco do que o Deus vivo pode fazer!’’. Ele conta que ainda não soube de casos de pessoas que tenham se convertido após assistir aos vídeos, mas que conhece muitos que têm sido renovados espiritualmente e voltado aos pés do Senhor.

Outro usuário, identificado como Derli Dias, postou, em www.youtube.com/watch?v=IlOA-T-hPR0&mode=related&search=, o testemunho de mulheres que afirmam ter sido curadas de caroços e tumores nos seios.
CURA DE TUMORES

Apresentar o testemunho de uma cura miraculosa também foi o objetivo de um internauta, identificado pelo apelido ‘’Jesusumsodeus’’, ao disponibilizar o caso de Maria de Fátima Farias. Segundo informação apresentada no site, ela tinha câncer e sangramento vaginal. Os médicos disseram que não tinha cura. Hoje, está curada. O depoimento está em www.youtube.com/watch?v=MDBg4vXJys8&mode=related&search=. Além da história de Maria, o responsável também postou pelo menos outros 15 testemunhos no You Tube.
O vídeo ‘’irmãos cegos são curados’’ mostra algo que, se confirmado, é a concretização de algo que muito se fala mas pouco se vê nas igrejas: um casal de irmãos recebe a oração do apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, em São Paulo, e passa a enxergar. Acessíveis no link ww.youtube.com/watch?v=HxKcp8UlhAE, as imagens foram disponibilizadas pelo próprio Santiago.

Outro suposto milagre que qualquer pessoa pode ver é o link ‘’hérnia sai pelo umbigo’’ (www.youtube.com/watch?v=Dub1GpUDnGo), em que um senhor recebe oração do pastor Makiã Santos. Após cinco minutos de oração, uma bolinha preta aparece no umbigo do irmão. Segundo o pregador, é uma hérnia.

Como se pode ver, exemplos não faltam. E a tendência é haver cada vez mais material do gênero no You Tube. Mas o fato de vídeos tão polêmicos serem expostos a todo o mundo sem uma explicação, uma referência ou uma orientação poderia causar escândalo em vez de disseminar positivamente o poder de Deus? ‘’Escandalizar, não. Mas polemizar, com certeza’’, reconhece Junior Reichert. Para evitar abusos e enganos, ele garante que toma o cuidado de analisar cada vídeo antes de postar.

Isso não impede que haja reações negativas. O internauta Menegon 1986 deixou um comentário no espaço reservado às opiniões de cada usuário. Em uma palavra, resumiu seu sentimento diante dos testemunhos de cura. ‘’Ridículo’’, escreveu.

Apesar das reações negativas, o pastor Marcelo Eliziário Vidal, da Igreja Presbiteriana do Caju, acredita que o You Tube pode se tornar uma ferramenta eficaz de evangelização. Usuário da Internet e do site, pastor Marcelo assistiu aos vídeos descritos nesta reportagem e ficou impressionado. ‘’Acredito que a pessoa não-cristã que tenha a chance de ver essas imagens pode até enfrentar uma confusão momentânea, mas depois terá sua curiosidade aguçada e vai procurar se informar sobre aquilo. É possível até que daí venham conversões’’.

ORIENTAÇÃO NÃO GERA CONFUSÃO

Ele concorda que o ideal seria postar cada clipe junto com informações bíblicas ou orientações teológicas, para facilitar o entendimento do internauta. Mas pastor Marcelo não vê impedimento algum em usar sites como o You Tube para levar para fora das paredes das igrejas imagens a que até agora o grande público não tinha acesso. ‘’O grande problema é quem usa e como usa. O You Tube pode ser uma arma maléfica ou benéfica. Para mostrar milagres, o crescimento de igrejas e outras coisas que glorifiquem o nome de Jesus são extremamente benéficos’’.

O pastor Marcos José Filho, vice-presidente da Assembléia de Deus na Ilha do Governador (Adig), no Rio de Janeiro, compartilha dessa opinião. Ele se baseia em 1 Co 9.22, que diz: ‘’Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns’’. ‘’Todos são todos. Todos os meios são válidos para alcançar vidas. Nesse sentido, o You Tube é muito importante, porque cada vez mais as pessoas se isolam em casa e a internet é um canal fundamental para chegar até elas’’, explica.

Marcos Filho é antenado com a tecnologia. Acessa regularmente a internet, tem comunidade no Orkut e já entrou muitas vezes no You Tube. Além disso, sua igreja transmite os principais cultos, ao vivo e sem cortes, pela web (www.adig.com.br). Ele acredita que o ideal seria que cada vídeo viesse acompanhado de uma orientação, para não confundir o internauta. ‘’Se um clipe é solto no ar sem um fechamento, sem amarrar a questão, a essência do que é mostrado pode se perder. Mas, mesmo sem nenhuma orientação, as imagens em si já são muito importantes, pois muita gente sabe reconhecer aquilo’’.

Diretor do Instituto Bíblico da Adig (Ibadig), Marcos Filho também ressalta que, além do enfoque evangelístico, os vídeos de milagres têm peso para a edificação espiritual. ‘’Nunca presenciei milagres tão impressionantes como os da Nigéria, a que assisti no You Tube. Ver aquilo nos leva a pensar por que esses fenômenos acontecem daquela forma naquele lugar e não na nossa igreja. Isso nos incentiva a buscar cada vez mais a Deus’’, conclui.
*Maurício Zagari - (Revista Enfoque Gospel).